Violão Brasileiro – Ritmos e Levadas do Brasil, com Paulio Celé

image_pdf
image_pdfimage_print

A música brasileira é conhecida mundialmente pela rica diversidade de estilos e ritmos, reflexo da pluralidade cultural do nosso país. Com o violão brasileiro não poderia ser diferente. Os ritmos das seis cordas são marcados por traços regionais e culturais que proporcionam linguagens musicais excêntricas, derivadas de contextos históricos que muitos brasileiros se quer têm conhecimento.

O violão brasileiro é referência mundial no universo das seis cordas. Seus ritmos e levadas preservam traços únicos da nossa história que ecoam por todo o mundo. Mesmo envolvendo técnicas conhecidas do violão tradicional, aprender a tocar o violão brasileiro envolve o conhecimento de elementos rítmicos e melódicos diferenciados dos padrões ocidentais de ensino do violão. Ou seja, se você quer aprender a tocar o violão brasileiro, nada melhor do que um especialista no assunto para ensinar de forma correta os ritmos e levadas do nosso Brasil.

O Planeta Música traz mais um material exclusivo, produzido em alta qualidade audiovisual, em parceria com um dos grandes nomes do violão brasileiro: Paulio Celé. Em “Ritmos e Levadas do Brasil”, Paulio demonstra toda sua experiência como professor, arranjador, compositor e profissional no ensino das técnicas do violão brasileiro.

Incorporando ao violão brasileiro ideias musicais de outros instrumentos, Paulio demonstra como construir arranjos e composições por meio de diferentes técnicas para mão direita, aplicação de harmonia na mão esquerda, técnicas percussivas para o violão brasileiro, variações de ritmos brasileiros criadas pelo músico, e muito mais.

Sobre Paulio Celé

Nascido e criado em uma família musical diversificada, Paulio teve contato com a música brasileira nos primeiros anos de idade, sob influência dos avós sertanejos, tocadores de viola caipira, bumba-meu-boi, folia de reis e amantes de Luiz Gonzaga.

Logo quando nasceu, ganhou um violão de seu padrinho e aos três anos de idade já ensaiava alguns arranjos e cantava, inspirado pelo pai Paulo Afonso, observador de pássaros, músico e compositor. Aos nove se aventurou nos teclados e aos doze dava os primeiros passos no violão brasileiro. Inspirado pela brasilidade da música, Paulio buscou aguçar a aprimorar sua percepção criativa para desenvolver as técnicas do violão, trilhando caminhos artísticos que revelam sua paixão pela rica diversidade da cultura brasileira.

Vivendo em São Paulo há mais de dez anos, Paulio deixou sua cidade natal para aprofundar os estudos de música e violão brasileiro. É bacharel em violão e licenciado pela Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG), formado em guitarra pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e pós-graduado em Música Popular pela Faculdade Campo Limpo Paulista. Já estudou ao lado de grandes nomes da música instrumental como Fábio Leal, Arismar do Espírito Santo, Lula Galvão, Egberto Gismont, Itiberê Zwarg, e André Marques, integrante do grupo de Hermeto Pascoal.

Paulio já realizou diversos projetos musicais em estúdios e palcos, e é reconhecido no cenário nacional pela sensibilidade de suas composições e forte presença de ritmos e levadas do violão brasileiro. Dividiu trabalhos com músicos de peso como Elza Soares, Filó Machado, Celso Lago, Cleber Almeida, Roberto Sá, Renato Braz, entre outros. Atualmente Paulio está trabalhando em seu primeiro disco autoral, o “Saudade do Sol”, e é professor do Conservatório Instituto Souza Lima, instituição conveniada com a escola americana Bercklee College of Music.

LEIA TAMBÉM – COMO ESTUDAR MÚSICA PELA INTERNET?

Confira nossos conteúdos de violão e aprimore seus conhecimentos musicais!

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais:

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma