Fundamentos do Violão Popular, com Jonathas Ferreira

image_pdf
image_pdfimage_print

O violão é um dos instrumentos mais populares do mundo. Apesar do aprendizado relativamente fácil, aprender a tocar violão pode se tornar mais difícil do que deveria, principalmente quando nos arriscamos a aprender pela internet ou até mesmo em aulas presenciais nas escolas de música.

“Na internet você encontra absolutamente sobre tocar violão, mas tem muita gente aí ensinando sem metodologia. É aquela história de repassar o conhecimento de forma empírica, do jeito que aprendeu e não buscou atualizações, e às vezes o pessoal não tem uma metodologia ou uma sequência de como construir os passos para o aprendizado evoluir”.

A fala é de um dos maiores nomes do violão solo no Brasil: Jonathas Ferreira. Além de músico e compositor, Jonathas também é professor do Planeta Música e apresenta com exclusividade o módulo 1 do “Fundamentos do Violão Popular”, um conteúdo completo essencial para quem quer aprender a tocar violão.

Músico profissional há mais de quinze anos, Jonathas coleciona diversos momentos importantes na carreira. Com bacharel em violão erudito pela Universidade de Passo Fundo (RS), o músico gaúcho participou de seminários internacionais de violão com músicos renomados, como o Residential Guitar Seminar, ministrado pelo violonista Pierre Bensusan; e o Andy Mckee’s Musicarium, curso com oficinas, palestras e apresentações organizadas por uma das lendas do violão fingerstyle, Andy Mckee. Jonathas possui trabalhos autorais como o disco “Correnteza” e o “DVD Jonathas Ferreira”, e leva sua música em shows pelo Brasil afora. O músico também é destaque no cenário internacional, tocando ao lado de grandes nomes como Preston Reed, Antoine Dufour, Stephen Bennett, Billy McLaughlin e Jon Gomm. Jonathas já recebeu menções em selos internacionais como a FretMonkey Records, e é dono de uma metodologia própria de ensino do violão popular e do violão fingerstyle.

LEIA TAMBÉM – Música, Arte, e muito Fingerstyle! Conheça Jonathas Ferreira

Em “Técnicas para Violão Popular”, Jonathas demonstra passo-a-passo toda sua metodologia em quase quatro horas de vídeo-aulas completas, abordando desde as partes do instrumento, passando por afinações, cifras, acordes por categoria, acordes em shapes, power chords no violão, acorde dissonantes, ritmos musicais, tablaturas, digitações e palhetadas, uso de metrônomo, teorias musicais fundamentais e muito mais, tudo produzido em alta qualidade audiovisual que garante melhor aproveitamento do conteúdo. Você pode aprender todas as técnicas do violão popular, por um preço acessível e sem sair de casa.

“A dica que eu dou é procurar um professor que tenha um método e que tenha estudado o assunto a fundo, e não simplesmente vídeos de tópicos isolados. Procure uma pessoa que possa dar uma orientação correta e que poupe você do processo inicial de ficar perdido ou de criar vícios. Se deixar pra depois pode ser pior.”

LEIA TAMBÉM – COMO ESTUDAR MÚSICA PELA INTERNET?

Se interessou por este material? Torne-se um assinante e tenha acesso a nosso vasto acervo de conteúdos sobre violão e diversos outros segmentos musicais.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais:

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma