Afinação de bateria, como trocar a pele e afinar a sua caixa

Uma coisa que certamente qualquer baterista terá que fazer um dia será trocar a pele da bateria e afinar sua caixa. Mas como fazer isso da forma correta?

Vamos seguir esse passo a passo junto com o nosso professor Bruno Fonseca e entender todas as etapas do processo de troca de pele e afinação de bateria, começando pela caixa.

Leia também o artigo TIPOS DE PELE e entenda sobre as características dos mais variados modelos de pele do mercado.

1º passo – Afinando a pele de resposta

Já com a caixa sem a pele batedeira, vamos primeiro colocar a caixa de cabeça pra baixo e aqui já vai a primeira dica do professor. Coloque uma baqueta entre o aro e a esteira da caixa, pra que a esteira pare de ter contato com a pele e você consiga ouvir melhor o som da caixa na hora de afinar, sem aquele chiado todo da esteira pra incomodar.

Feito isso, aproveite que a caixa está de ponta cabeça e afine a pele de resposta da sua caixa. Assista esse vídeo do professor e veja ele mostrando tudo isso na prática.


Como você pôde ver, o segredo para uma pele afinada é conseguir deixar todos os parafusos tencionando a pele numa mesma intensidade, fazendo com que a altura das notas de cada parafuso seja a mesma.

clique aqui

estude BATERIA na escola de

Aprenda assuntos e técnicas como regulagem, afinação, condução, viradas, rudimentos e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

2º passo – Colocando a pele batedeira

Nesse segundo momento, vamos desvirar a caixa e coloca-la na posição normal. Certifique-se que a pele que voce está querendo colocar seja da mesma dimensão do tambor, e aqui fica outra dica muito importante antes de colocar a nova pele: passe a mão na borda do tambor para tirar qualquer sujeira que esteja depositada ali, pois essa sujeira pode atrapalhar o “assentamento” da pele no tambor e assim comprometer a afinação.

Feito isso, coloque a pele encima do tambor e certique-se de que nenhum lado ficou mais alto do que o outro.

Agora coloque o aro por cima da pele e venha apertando os parafusos um por um, até que todos estejam tensionando a pele de uma forma homogênea.

Assista a continuação do vídeo, e entenda todos os detalhes desse processo

3º passo – Afinando a caixa e regulando a esteira

Depois de seguir todos esses passos e a caixa estiver afinada, é hora de soltar o automático para sentir o som da caixa junto com a esteira.

A tensão da esteira pode ser regulada pelo parafuso que fica na automático da caixa, e agora é uma situação de gosto pessoal. Uma esteira mais solta atua muito mais no som da caixa, ficando mais “viva”. Ou a esteira pode estar mais apertada e conseguir um som muito mais controlado.

Não se esqueça de que essa é só uma etapa na tarefa da missão afinação de bateria, porém, simplesmente aplique os mesmos conceitos apresentados nos outros tambores, que com certeza conseguirá bons resultados.

E se quiser ir mais a fundo nos estudos sobre bateria, o professor Bruno Fonseca apresenta um panorama histórico do instrumento, diferentes elementos da bateria, materiais, formas de tocar e muito mais em quatro diferentes módulos de aprendizado no curso Fundamentos da Bateria, disponível na plataforma do Planeta Música Free.

São dezenas de cursos de música online totalmente gratuitos, elaborados por professores renomados em suas áreas de atuação. Tudo pronto para começar os estudos? Clique e cadastre-se!

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.