Afinação de bateria, como trocar a pele e afinar a sua caixa

image_pdfimage_print

Uma coisa que certamente qualquer baterista terá que fazer um dia será trocar a pele da bateria e afinar sua caixa. Mas como fazer isso da forma correta?

Vamos seguir esse passo a passo junto com o nosso professor Bruno Fonseca e entender todas as etapas do processo de troca de pele e afinação de bateria, começando pela caixa.

Leia também o artigo TIPOS DE PELE e entenda sobre as características dos mais variados modelos de pele do mercado.

1º passo – Afinando a pele de resposta

Já com a caixa sem a pele batedeira, vamos primeiro colocar a caixa de cabeça pra baixo e aqui já vai a primeira dica do professor. Coloque uma baqueta entre o aro e a esteira da caixa, pra que a esteira pare de ter contato com a pele e você consiga ouvir melhor o som da caixa na hora de afinar, sem aquele chiado todo da esteira pra incomodar.

Feito isso, aproveite que a caixa está de ponta cabeça e afine a pele de resposta da sua caixa. Assista esse vídeo do professor e veja ele mostrando tudo isso na prática.


Como você pôde ver, o segredo para uma pele afinada é conseguir deixar todos os parafusos tencionando a pele numa mesma intensidade, fazendo com que a altura das notas de cada parafuso seja a mesma.

2º passo – Colocando a pele batedeira

Nesse segundo momento, vamos desvirar a caixa e coloca-la na posição normal. Certifique-se que a pele que voce está querendo colocar seja da mesma dimensão do tambor, e aqui fica outra dica muito importante antes de colocar a nova pele: passe a mão na borda do tambor para tirar qualquer sujeira que esteja depositada ali, pois essa sujeira pode atrapalhar o “assentamento” da pele no tambor e assim comprometer a afinação.

Feito isso, coloque a pele encima do tambor e certique-se de que nenhum lado ficou mais alto do que o outro.

Agora coloque o aro por cima da pele e venha apertando os parafusos um por um, até que todos estejam tensionando a pele de uma forma homogênea.

Assista a continuação do vídeo, e entenda todos os detalhes desse processo

3º passo – Afinando a caixa e regulando a esteira

Depois de seguir todos esses passos e a caixa estiver afinada, é hora de soltar o automático para sentir o som da caixa junto com a esteira.

A tensão da esteira pode ser regulada pelo parafuso que fica na automático da caixa, e agora é uma situação de gosto pessoal. Uma esteira mais solta atua muito mais no som da caixa, ficando mais “viva”. Ou a esteira pode estar mais apertada e conseguir um som muito mais controlado.

Não se esqueça de que essa é só uma etapa na tarefa da missão afinação de bateria, porém, simplesmente aplique os mesmos conceitos apresentados nos outros tambores, que com certeza conseguirá bons resultados.

E se quiser ir mais a fundo nos estudos sobre bateria, o professor Bruno Fonseca apresenta um panorama histórico do instrumento, diferentes elementos da bateria, materiais, formas de tocar e muito mais em quatro diferentes módulos de aprendizado no curso Fundamentos da Bateria, disponível na plataforma do Planeta Música.

São dezenas de cursos de música online com mais de 4 mil aulas de música, elaborados por professores renomados em suas áreas de atuação. Tudo pronto para começar os estudos? Clique e cadastre-se!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de bateria online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de bateria online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma