Cidade Morena – Tião Carreiro | Como tocar na viola caipira

image_pdfimage_print

Tião Carreiro é um dos grandes nomes do Pagode de Viola, e isso não nos deixa dúvidas. Suas composições, seja com sua dupla Pardinho, em outras duplas ou em carreira solo, revolucionaram o universo caipira e trouxeram novos ares musicais a esse clássico instrumento que é a viola caipira.

YouTube video

No vídeo acima você aprende a tocar Cidade Morena na viola caipira, com tablatura completa para você não perder nenhum detalhe desse clássico.

YouTube video

Cidade Morena na Viola Caipira

A música Cidade Morena de Tião Carreiro está entre os grandes solos de viola que o violeiro mineiro compôs em sua carreira. Tião é reconhecido por seu trabalho com a viola instrumental, em músicas nas quais o instrumento comanda toda a harmonia e a levada da canção.

Muitos violeiros acreditam que Cidade Morena é uma homenagem a Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, conhecida pelo nome da música devido às suas terras avermelhadas encontradas nas grandes pastagens do cerrado matogrossense.

A música traz a identidade musical de Tião Carreiro, o rei do pagode de viola, um dos percussores desse estilo de tocar que influenciou e influencia diversas gerações de violeiros. Além disso, Tião também mistura na canção alguns ritmos sul-americanos e brasileiros.

O violeiro formou diferentes duplas ao longo de sua carreira, e a sua mais famosa parceria foi ao lado de Pardinho. Foi ao lado de Pardinho que Tião carreiro popularizou as modas de viola, além do pagode, que ficaria eternizado no universo caipira.

Tudo pronto para aprender a tocar Cidade Morena na viola caipira? Então dá o play no vídeo e bom som! E caso tenha algum clássico da música caipira que você deseja aprender, deixa pra gente nos comentários.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de viola caipira online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de viola caipira online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma