Como escolher o tamanho do meu violino?

image_pdfimage_print

Existem vários tamanhos de violino, desde o padrão para adultos, o violino 4/4,  até o violino 1/16 para crianças mais novas. É extremamente importante que o aluno esteja com o instrumento adequado ao seu tamanho, pois isso influenciará diretamente no aprendizado. Abaixo você verá o tamanho do violino e as idades apropriadas para o uso de cada um deles.

como escolher o tamanho do violino - Planeta Música

Do maior para o menor:

Violino 4/4 – 58.5cm – Alunos acima de 11 anos.
Violino 3/4 – 56cm – Alunos de 9 – 11 anos.
Violino 1/2 – 51cm –  Aluno de 6 a 10 anos.
Violino 1/4 – 47cm – Alunos de 4 a 7 anos.
Violino 1/8 – 42cm – Alunos de 3 a 5 anos.
Violino 1/10 – 38cm – Alunos de 3 a 5 anos.
Violinos 1/16 – 35.5cm – Alunos menos de 3 anos.

Para definirmos com exatidão qual o tamanho ideal do violino, basta colocar o instrumento na posição correta para tocar, estender o braço esquerdo, e verificar se a palma da mão esquerda envolve a voluta do violino. Caso o braço fique muito esticado, é necessário experimentar um tamanho menor. Por outro lado, se o braço ficar muito flexionado, devemos tentar um violino maior.

como escolher tamanho do violino exemplos - Planeta Música

Caso você não tenha acesso a um violino para esses testes, outra maneira é medir o comprimento entre o ombro e a palma da mão, e escolher o violino que mais se enquadra ao tamanho do braço do aluno.

como escolher o tamanho do violino em relação ao braço

Este é um procedimento muito importante para o início do aprendizado, pois se o tamanho do violino não for o correto, poderá causar problemas sérios num futuro próximo. Se o instrumento é grande demais, ele poderá gerar problemas de coluna, tendinites e dores musculares.

O tamanho da mão também deve ser levado em consideração. Alguns violinistas possuem os braços longos e mãos pequenas.

Quer saber mais sobre violino? Confira nossas dicas de afinação de violino e como trocar as cordas de um violino, além da sua história e curiosidades. Não deixe de acompanhar as postagens do Planeta Música e conheça nossa plataforma de ensino musical, aprenda a tocar violino e muitos outros instrumentos sem sair de casa.

Caso queira conhecer os métodos de ensino do Planeta Música e aprender tudo o que precisa saber para tocar violino de forma definitiva, acesse o Planeta Música para uma experiência musical totalmente inovadora.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

 

Compartilhe esse post:

O melhor curso de violino online

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de violino online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma