Um dos assuntos mais discutidos entre quem toca violão ou está começando, é a posição correta da mão direita. É ela quem vai determinar o ritmo que você deseja tocar, e a posição da mão vai influenciar diretamente na execução das notas e acordes que você está fazendo.
Por isso convidamos, nosso professor de violão erudito Chrystian Dozza para te ensinar como posicionar corretamente sua mão direita.
A melhor posição da mão direita é a que mantém a curvatura natural dos dedos com a mão relaxada. Podemos testar esse método colocando o dedo indicador (I) na corda Sol, dedo médio (M) na corda Si , o dedo anelar (A) na corda Mi e o dedo polegar (P) pode repousar na corda Ré.
O polegar se mexe livremente para tocar as cordas. Já os dedos anelar, dedo médio, dedo indicador, sempre que possível, devem se manter na posição natural. Com os ombros relaxados e tendo o auxílio do braço e antebraço, que ficam apoiados no corpo do violão, para levar a mão direita ao longo da corda.
Para tocarmos as cordas, podemos utilizar as palhetas ou utilizar as unhas. E assim temos muitas variáveis de como a unha do violonista deve ser, tudo depende da qualidade, espessura e curvatura, esses são fatores individuais.
Há alguns formatos comuns como os arredondados, inclinado na diagonal e a unha reta. Podendo até mesmo ser utilizadas unhas postiças, para facilitar na hora de tocar o instrumento.
Agora que você já sabe como é a melhor forma de posicionar sua mão direita, basta praticar e relaxar. E para se aprofundar ainda mais em seus conhecimentos musicais nas seis cordas, que tal conhecer as partes do violão?
Confira as matérias sobre violão e diversos instrumentos aqui no blog, além de diferentes assuntos sore música com nossos colunistas.
E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.
Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!