Como posicionar a mão direita no violão

Um dos assuntos mais discutidos entre quem toca violão ou está começando, é a posição correta da mão direita. É ela quem vai determinar o ritmo que você deseja tocar, e a posição da mão vai influenciar diretamente na execução das notas e acordes que você está fazendo.

Por isso convidamos, nosso professor de violão erudito Chrystian Dozza para te ensinar como posicionar corretamente sua mão direita.

A melhor posição da mão direita é a que mantém a curvatura natural dos dedos com a mão relaxada. Podemos testar esse método colocando o dedo indicador (I) na corda Sol, dedo médio (M) na corda Si , o dedo anelar (A) na corda Mi e o dedo polegar (P) pode repousar na corda Ré.

O polegar se mexe livremente para tocar as cordas. Já os dedos anelar, dedo médio, dedo indicador, sempre que possível, devem se manter na posição natural. Com os ombros relaxados e tendo o auxílio do braço e antebraço, que ficam apoiados no corpo do violão, para levar a mão direita ao longo da corda. 

qual a posição da mão direita no violão e como posicionar corretamente - planeta música

Para tocarmos as cordas, podemos utilizar as palhetas ou utilizar as unhas. E assim temos muitas variáveis para como a unha do violonista deve ser, tudo depende da qualidade, espessura e curvatura, esses são fatores individuais.

Há  alguns formatos comuns como os arredondados, inclinado na diagonal e a unha reta. Podendo até mesmo ser utilizadas unhas postiças, para facilitar na hora de tocar o instrumento.

Agora que você já sabe como é a melhor forma de posicionar sua mão direita, basta praticar e relaxar. E para se aprofundar ainda mais em seus conhecimentos musicais nas seis cordas, que tal conhecer as partes do violão?

Confira as matérias sobre violão e diversos instrumentos aqui no blog, além de diferentes assuntos sore música com nossos colunistas. Até a próxima!