Cronograma de estudos musicais: teoria e prática

Cronograma de Estudos Musicais - Planeta Música
Cronograma de Estudos Musicais - Planeta Música

No período que cursei a faculdade de música (fiz composição na FAAM) lembro até hoje que a professora de rítmica disse algo assim: “Hoje iremos montar um cronograma de estudos musicais. Não só da minha disciplina, mas da vida de vocês”.

Confesso que aquilo soou estranho, pensei: “Isto é algo pessoal, e não tem a ver com a matéria dela”. Mas depois de tudo explicado percebi o quanto aquela conversa me ajudou.

Eu fazia faculdade durante o dia, tocava em três shoppings de São Paulo a tarde ou à noite, e ainda dava aulas de piano e harmonia. Foi um período intenso, com muitas atividades e realmente só consegui render e dar conta de tudo depois de parar, organizar e seguir um cronograma de estudo.

Claro que o tempo de dedicação, dias da semana, horários, depende da vida social de cada um, mas antes de dar as dicas sobre a organização dos estudos, devo chamar atenção para algo muito importante – concentração.

Muito importante estudar concentrado, de preferencia longe do celular. Talvez você não tenha quantidade, portanto compense na qualidade estudando com concentração.

Constância e continuidade

Melhor estudar 40 minutos alguns dias da semana ao invés de 3h em um dia apenas. O estudo rende mais se for distribuído ao longo da semana. Falado isto, vamos ao cronograma de estudos musicais em si e dividir os conteúdos em duas categorias: conteúdos mecânicos e criativos.

Os conteúdos mecânicos são os exercícios como escalas, arpejos, leitura, estudo de acordes em ciclos e por ai vai. Este tipo de conteúdo pode ser feito em poucos minutos.

Já os conteúdos criativos como compor, ou experimentar sequências de acorde, harmonizar uma melodia, improvisar etc., demandam mais tempo no instrumento, portanto, podem ser deixados para os dias que você dispõe de mais tempo livre.    

Vamos ao cronograma de estudos musicais

Montei um exemplo, pensando em alguém que trabalha 8h por dia, como a maior parte dos brasileiros e tem pouco tempo livre para se dedicar à sua arte.

clique aqui

estude TECLADO na escola

Clique e estude teclado com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como tocar com as duas mãos, sistemas de notação musical, teclas pretas, composição de acordes e muito mais. Comece agora por apenas R$29,90 e bons estudos!

Aquecimento
– 3 ou 4 dias na semana: 5 a 10 min.
– Fim de semana ou dia de folga: 10 min.

Exercícios técnicos
– 3 ou 4 dias na semana: 10 a 15 min.
– Fim de semana ou dia de folga: 20 a 30 min.

Repertório
– 3 ou 4 dias na semana: 20  a 30 min.
– Fim de semana ou dia de folga: 40 a 50 min.

Exercícios criativos
Fim de semana ou dia de folga: 1h ou mais.

Faça o teste, estude bastante e nos relate sua experiência. Até a próxima!

Observação: Nota: rítmica – Neste contexto, rítmica é uma importante disciplina musical que envolve leitura rítmica e movimento.

Cadastre-se grátis

Acesse grátis o Masterclass

Uma aula que vai te ensinar a tocar bem mesmo sem ter tempo ou facilidade. Aproveite, é totalmente gratuito.

Alexandre Oliveira - Planeta Música

Alê Oliveira

Iniciou sua carreira profissional em 1996 na Universidade Livre de Música (ULM) e no Conservatório Musical Beethoven. Acompanhou as cantoras Vanessa Jackson, Estela, Eloiza Paixão, D’Black, e Carmonitz. Coordena e ministra aulas de piano e harmonia no Conservatório Musical Beethoven, orienta e capacita interessados para o mercado profissional da música.