Cronograma de estudos musicais: teoria e prática

image_pdfimage_print

No período que cursei a faculdade de música (fiz composição na FAAM) lembro até hoje que a professora de rítmica disse algo assim: “Hoje iremos montar um cronograma de estudos musicais. Não só da minha disciplina, mas da vida de vocês”.

Confesso que aquilo soou estranho, pensei: “Isto é algo pessoal, e não tem a ver com a matéria dela”. Mas depois de tudo explicado percebi o quanto aquela conversa me ajudou.

Eu fazia faculdade durante o dia, tocava em três shoppings de São Paulo a tarde ou à noite, e ainda dava aulas de piano e harmonia. Foi um período intenso, com muitas atividades e realmente só consegui render e dar conta de tudo depois de parar, organizar e seguir um cronograma de estudo.

Claro que o tempo de dedicação, dias da semana, horários, depende da vida social de cada um, mas antes de dar as dicas sobre a organização dos estudos, devo chamar atenção para algo muito importante – concentração.

Muito importante estudar concentrado, de preferencia longe do celular. Talvez você não tenha quantidade, portanto compense na qualidade estudando com concentração.

Constância e continuidade

Melhor estudar 40 minutos alguns dias da semana ao invés de 3h em um dia apenas. O estudo rende mais se for distribuído ao longo da semana. Falado isto, vamos ao cronograma de estudos musicais em si e dividir os conteúdos em duas categorias: conteúdos mecânicos e criativos.

Os conteúdos mecânicos são os exercícios como escalas, arpejos, leitura, estudo de acordes em ciclos e por ai vai. Este tipo de conteúdo pode ser feito em poucos minutos.

Já os conteúdos criativos como compor, ou experimentar sequências de acorde, harmonizar uma melodia, improvisar etc., demandam mais tempo no instrumento, portanto, podem ser deixados para os dias que você dispõe de mais tempo livre.    

Vamos ao cronograma de estudos musicais

Montei um exemplo, pensando em alguém que trabalha 8h por dia, como a maior parte dos brasileiros e tem pouco tempo livre para se dedicar à sua arte.

Aquecimento
– 3 ou 4 dias na semana: 5 a 10 min.
– Fim de semana ou dia de folga: 10 min.

Exercícios técnicos
– 3 ou 4 dias na semana: 10 a 15 min.
– Fim de semana ou dia de folga: 20 a 30 min.

Repertório
– 3 ou 4 dias na semana: 20  a 30 min.
– Fim de semana ou dia de folga: 40 a 50 min.

Exercícios criativos
Fim de semana ou dia de folga: 1h ou mais.

Faça o teste, estude bastante e nos relate sua experiência. Até a próxima!

Observação: Nota: rítmica – Neste contexto, rítmica é uma importante disciplina musical que envolve leitura rítmica e movimento.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Os melhores cursos de teclado e piano online

Uma resposta

  1. Parabéns Alê, acredito que seja a mais objetiva e melhor matéria sobre o assunto. Pesquisei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de teclado e piano online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma