Tudo sobre violão Fingerstyle

tudo sobre violão fingerstyle - planeta música

O que é o fingerstyle?

As cordas de um violão podem alcançar diferentes melodias musicais. A potencialidade do violão se expande ao elevarmos a técnica aplicada, somando elementos percussivos e experimentais que transformam um instrumento de seis cordas em uma orquestra completa, capaz de reproduzir qualquer estilo musical.

Este é o violão fingerstyle, uma síntese de técnicas apuradas e avançadas que tem ganhado espaço no mundo da música. Como o próprio nome diz, a palavra fingerstyle significa “tocar com os dedos”, e é uma pequena demonstração do que é essa técnica.

Apesar da relevância atual, as técnicas de violão fingerstyle envolvem elementos do violão clássico e composição erudita, evidenciando o caráter solista que o violão pode assumir.

clique aqui

estude VIOLÃO

Clique e estude violão com o Planeta Música. Aprenda assuntos e técnicas como afinação, técnicas de mão direita e mão esqueda, power chords, dedilhados, arpejos e muito mais. Comece agora com o nosso plano gratuito e bons estudos!

História do violão fingerstyle

A técnica de dedilhar cordas é muito mais antiga do que pensamos. Suas origens são incertas e demonstram a incrível variação de cordofones (instrumentos de corda) que derivaram de diferentes culturas, como a citara Greco-Romana ou alaúde árabe, todos com o mesmo princípio de cordas tencionadas classificando-se de acordo com suas posições em um corpo acústico.

Ao longo dos anos, os instrumentos de corda foram se adaptando, assim como suas técnicas para composição de harmonias e melodias, que somadas às características solistas destes instrumentos ajudaram muitos pianista e violonistas a compor canções originais e únicas.

A ideia do violão fingerstyle é unir harmonia, melodia, ritmo e elementos de percussão, em técnicas que expõem a originalidade do compositor em dominar com perfeição todas as possibilidades que um violão oferece.

Nos anos 40, as pessoas ouviram em seus rádios algo que as deixou hipnotizadas: os sons mágicos que saiam do violão de Chet Atkins. Por estarem ouvindo pelo rádio, muitas pessoas pensavam estar escutando dois ou mais guitarristas, mas as músicas eram tocadas apenas por Atkins e seu violão.

Hoje o violão fingerstyle tem ganhado grande relevância e performances cada vez mais ousadas e complexas, envolvendo técnicas inovadoras como o uso das mãos para percussão, afinações diferentes, incorporação de técnicas de contra-baixo, e outros instrumentos de corda, além do acréscimo vocal que muitos músicos usam e compõem harmoniosamente suas melodias, como Jon Gomm. As técnicas de violão fingerstyle são infinitas (e fascinantes) e consagram muitos artistas como alguns que listamos na seção abaixo.

Referências do violão fingerstyle

– Andy Mckee – Seu estilo de tocar e suas composições o tem feito ganhar fãs em todo mundo. Em 2006, sua performance ao vivo da música “Drifting” tornou-se um dos vídeos mais assistidos no Youtube e Myspace, alcançando mais de 55.000.000 de acessos. Confira aqui nossa matéria completa sobre esta lenda do violão fingerstyle.

– Sungha Jung – com 20 anos de idade, este virtuoso artista tem sido aclamado por muitos fãs de violão fingerstyle como um dos melhores e mais talentosos jovem violonista fingerstyle. Sungha Jung é um dos mais procurados violonistas do Youtube, desde 2006, seus vídeos já receberam mais de 650 milhões de visualizações.

– Jon Gomm – Utilizando apenas o violão e a voz, Jon Gomm consegue criar músicas que apenas uma banda completa seria capaz de tocar. Suas músicas recorrem a uma vasta gama de estilos, incluindo o blues, soul, rock e até mesmo o metal. Jon também é conhecido por explorar diversos efeitos percussivos em seu violão. Em 2012 o artista fingerstyle ganhou reconhecimento mundial com a música “Passionflower”.

– Don Ross – Don é conhecido por ser o único artista fingerstyle a ter vencido duas vezes o campeonato americano nacional de violão fingerstyle. Seu álbum “Huron Street” chegou no top 10 da Billboard.

– Jonathas Ferreira – No Brasil, uma das maiores referências do violão fingerstyle é Jonathas Ferreira. Jonathas teve como professor ninguém menos que Andy Mckee e está divulgando seu DVD “Jonathas Ferreira”, que mistura diversas influências de ritmos brasileiros à linguagem do violão fingerstyle.

Dicas para iniciantes no violão fingerstyle

Uma excelente dica para quem está iniciando no violão fingerstyle é aprender uma técnica por vez, de forma individual e exclusiva, e agrupando posteriormente os métodos de acordo com os avanços no aprendizado.

 É normal se sentir perdido no começo, já que as possibilidade sonoras do violão são inúmeras e a vontade é explorá-las todas de uma vez. Escolha uma técnica, pratique e foque em partes específicas de músicas e exercícios.

Também existe a possibilidade de estudar outros instrumentos para que a percepção sonora no violão se amplie com base em outros ritmos. Por exemplo, você pode estudar pandeiro e instrumentos de percussão para aprimorar as técnicas percussivas no violão fingerstyle.

Estude violão fingerstyle com quem entende!

No Planeta Música Free você pode aprender fingerstyle de forma totalmente gratuita, além de ter acesso a cursos de música online de diferentes instrumentos e assuntos teóricos da música. Tudo disponível gratuitamente e com apenas uma assinatura.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse.

Quer saber mais sobre o fingerstyle? Fique por dentro de nossas postagens e aprenda este inovador estilo de tocar violão. Explore ao máximo as possibilidades musicais de um dos instrumentos mais populares do mundo.

Cadastre-se grátis

NOS CURSOS DE MÚSICA ONLINE
DA ESCOLA DE

música do

Acesse centenas de videoaulas, cifras, tablaturas, partituras, playbacks e diversos outros recursos de todos os instrumentos e assuntos teóricos que você precisa