Você sabe o que é uma cifra de violão?

image_pdf
image_pdfimage_print

Nessa matéria falaremos sobre o que é uma cifra de violão, como as notas são divididas nas letras do alfabeto e como nomear cada uma delas.

Muita gente acha que cifra de violão é um assunto dominado, mas muitas pessoas acabam se confundindo na hora de dizer o que é uma nota, um acorde ou o que significa aquelas letras maiúsculas quando olhamos para uma cifra.

Nosso professor Jonathas Ferreira vai te mostrar o que significa cada uma das letras que representam as notas, suas diferenças quando falamos de acordes menores e maiores e muito mais.

Afinal, o que é cifra de violão?

Cifra nada mais é que um padrão de notação musical que vem da língua inglesa, e é uma convenção criada para representar acordes de violão e outros instrumentos, compostos por letras, símbolos e números. 

A palavra “cifra” também pode representar um recurso ou material que ensina como tocar uma música, sem utilizar partitura e ou tablatura. 

Nas cifras, as sete notas musicais são representadas pelas sete primeiras letras do alfabeto, que são distribuídas na seguinte ordem: 

A = Lá
B = Si
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol

Diferença entre notas e acordes

Para compreender melhor as cifras, é importante que você saiba a diferença entre notas e acordes. Nota é quando tocamos apenas uma corda do violão, por exemplo, produzindo apenas um som. Já o acorde é uma combinação de diferentes notas tocadas de forma simultânea ou arpejada. 

Nós mostramos mais detalhes sobre as diferenças entre notas e acordes em outra matéria aqui no blog

Nas cifras de violão, os acordes são divididos em três diferentes categorias: 

  • Acordes Maiores
  • Acordes Menores
  • Acordes com sétima

Os acordes maiores são representados apenas pelas letras maiúsculas do alfabeto, como mostramos anteriormente. Já os acordes menores são representados pelas letras maiúsculas acompanhadas da letra “m” em minúsculo. Por exemplo, Am = Lá menor. 

E os acordes com sétima são representados pela letra seguida do número 7 (A7 = Lá com sétima ou apenas Lá sete). 

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

Uma resposta

  1. Quero aprender a tocar violão pra tocar individualmente e também em minha igreja, mas no momento, estou descapitalizada pra custear seu curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja mais:

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma