Como pontear a viola?

image_pdfimage_print

*Esse artigo conta com exercícios gratuitos para te ajudar a pontear a viola.

O assunto do artigo de é super importante para quem está começando a tocar. Como pontear a viola?

YouTube video

E o que realmente significa pontear a viola caipira?

Basicamente, o ponteado é o termo que representa o toque com a mão direita (ou esquerda se for canhoto) nas cordas do instrumento, quando você está tocando as cordas da viola, na verdade você está ponteando a viola.

Essa é uma das “técnicas” mais fundamentais desse instrumento e traz um jeito muito particular de tocar, que caracteriza muito o som da viola caipira e que se diferencia muito da forma de tocar violão, ou dedilhar o violão. Por quê?

Na viola, ao contrário do violão, geralmente o nosso dedo polegar – que toca os pares mais graves da viola – executa a melodia da música enquanto o indicador toca as chamadas notas pedais, ou seja, notas repetidas que preenchem a harmonia enquanto a melodia acontece.

No violão o pensamento geralmente é ao contrário, onde tocamos o “baixo” com o polegar nas cordas graves e as melodias nas cordas primas com os dedos 1, 2 e 3.

Como pontear a viola - ponteado de viola

Muitos alunos que começam a tocar violão antes de tocar viola, acabam tentando trazer aquela técnica mais refinada dos dedilhados que usam 4 dedos da mão direita e acabam não atingindo aquela sonoridade clássica dos ponteados de viola. Na viola a magia acontece usando somente o polegar e o dedo indicador.

Na vídeo aula do artigo de hoje, você aprende em detalhes como pontear a viola e em seguida você terá 3 exercícios para poder treinar e desenvolver o seu toque de viola.

YouTube video

Espero que tenham gostado e que esse artigo te ajude no seu toque de viola e na sua forma de pontear a viola. Para você aperfeiçoar ainda mais esses conhecimentos, sugiro que você conheça o Curso completo de viola caipira do Planeta Música, lá você trabalhará diversos acordes, escolas, técnicas e músicas com uma método moderno e inovador.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de viola caipira online

Uma resposta

  1. Boa tarde. O vídeo acaba antes. Onde acesso para as técnicas de ponteio citadas no vídeo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de viola caipira online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma