Como segurar o violino e o arco

image_pdfimage_print

Nessa matéria vamos te explicar tudo sobre como segurar o violino, as posições das mãos, a postura do corpo em pé e sentado, como apoiar o instrumento no seu corpo entre outros detalhes que te ajudarão na hora estudar e tocar violino.

É muito importante que você saiba como segurar o violino corretamente para evitar vícios de postura que podem te atrapalhar futuramente, e até mesmo se tornarem irreversíveis. Confira nossas dicas e saiba como evitar esse problema.

Se você quer conhecer as partes do violino, ou saber qual tamanho ideal de violino para você, e só clicar nos links das palavras.

YouTube video

Apoiando o violino

O apoio do violino no nosso corpo deve ficar entre a parte posterior do ombro e a clavícula. É importante que o instrumento não fique nem muito para trás ou para frente, para que você consiga apoiar o queixo corretamente na queixeira.

Muitas pessoas que estão começando tem o costume de apoiar o queixo no standard do violino, para sentir o instrumento mais firme e apoiado no corpo. Porém, esse é um grande erro que pode desenvolver um vício de postura muito difícil de corrigir futuramente, e que pode dificultar a execução de algumas técnicas.

Portanto, é importante que você procure apoiar o violino em um espaço confortável entre o ombro e a clavícula, para que seu queixo segure com firmeza o violino e que ele fique sempre apontado para gente, nunca para baixo ou para cima. Com tempo e prática, você será capaz de manter o violino nessa posição sem usar as mãos.

Como segurar o violino - Caio Filipe Planeta Música

É sempre bom lembrar que o instrumento deve se adaptar ao seu corpo, e nunca o contrário. Caso você esteja tentando adaptar seu corpo ao instrumento, é provável que você gere tensão em algum músculo ou osso, o que poderá acarretar dores e problemas mais sérios no futuro. Lembre-se: dor não é normal! Se estiver passando por isso ao segurar o violino, deixe seu comentário no final da matéria e te ajudaremos da melhor forma possível.

Pontos de contato

Após apoiar corretamente o violino no seu corpo, vamos conhecer os pontos de contato das mãos no instrumento. O primeiro ponto de contato está na mão que segura o braço do violino, ou seja, a mão que aperta as cordas para executar as notas.

Assim como em outros instrumentos de corda, o polegar deve ficar atrás do braço do violino, enquanto o primeiro osso do indicador da mesma mão irá servir de apoio para o instrumento.

como segurar o violino

Uma dificuldade bem comum entre iniciantes está em tentar apoiar o violino com a mão levemente dobrada, como fazemos no violão ou guitarra. Não faça isso! Ao dobrar a mão para apoiar o instrumento, você estará dificultando a digitação das notas e consequentemente atrasando sua evolução musical.

O punho deve estar sempre reto, sem nenhuma inclinação para trás ou para frente.

Tocando em pé

Para quem está começando é recomendável que comece a praticar sempre em pé, para que se acostume com a postura e aprenda a segurar o violino desde os primeiros treinos e notas.

Após posicionar o violino entre o ombro e clavícula, e apoiar a mão no braço do violino conforme explicamos anteriormente, tente traçar uma linha imaginária que começa no nariz, passa pelas cordas do violino e esteja alinha com o cotovelo e sua perna de apoio.

Como segurar o violino - linha imaginária - Caio Filipe Planeta Música

Lembre-se de sempre deixar a coluna ereta para facilitar o apoio do instrumento, e que você consiga traçar essa linha imaginária sem maiores dificuldades.

Tocando sentado

Após praticar bastante e tocar em pé tranquilamente, tente segurar o violino para tocar sentado. E o princípio é basicamente o mesmo: tente imaginar uma linha que passa pelo nariz, cordas, cotovelo e perna, e se orientar por essa linha mantendo a postura da coluna sempre reta.

Como segura o arco

Para começar, coloque a ponta do dedo médio dentro da curva forma nas extremidade do arco, aquele espaço entre a madeira e a crina ou fios de nylon. Com o dedo polegar, você irá fechar um pequeno círculo formado por esses dois dedos, de forma a segurar o arco com firmeza.

Após estabilizado nessa postura, posicione o dedo indicador no arco encostando a terceira falange do dedo na madeira. Os outros dedos seguem a postura da mão ao serem apoiados levemente no arco, fazendo com que sua mão fique em uma posição angulada em relação ao arco.

Ao segurar o arco, é importante que você não faça tensão com o punho ou ombro, para evitar dores e lesões futuras. O dedo mínimo, o popular dedo “mindinho”, serve para controlar a inclinação do arco, e você pode praticar para controlar a força desse pequeno dedo. Mas lembre-se de não exagerar no treino, pois isso pode trazer sérias consequências para seu aprendizado e seu corpo.

Como segurar o violino - dedo mindinho - Planeta Música

Curtiu? Ficou alguma dúvida sobre segurar o violino? Deixe nos comentários que responderemos o mais breve possível. E continue por dentro de tudo que acontece aqui no blog para ampliar seus conhecimentos musicais.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

Compartilhe esse post:

O melhor curso de violino online

5 respostas

  1. olá, tudo bem? tenho uma dúvida. sou deficiente visual e comprei um violino recentemente, mas estou com muitas dificuldades para aprender devido aos vídeos mostrarem a parte muito visual do instrumento e não ter muitas descrições de como fazer tal coisa, o que dificulta para mim, já que nos vídeos só aparece a imagem. podem me ajudar?

  2. Muito obrigada pelas informações e dicas.
    Como estou iniciando no Violino, vão me ajudar muito.
    👏👏👏👏🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de violino online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma