Quando é necessário trocar as cordas do violino?

image_pdfimage_print

Com o tempo, as cordas do violino vão se desgastando conforme o uso, e consequentemente trocar as cordas do seu instrumento será indispensável. No entanto, existem vários tipos de cordas e materiais diferentes, e o momento da troca dependerá de uma série de fatores diferentes.

Material

O material com que a corda foi feita pode fazer uma grande diferença em sua durabilidade. Cordas de tripa geralmente se desgastam mais rapidamente do que as cordas de aço. Verifique as especificações das cordas de seu violino levando seu instrumento a algum luthier de sua confiança.

Condição do Material

Algumas cordas têm uma camada exterior de metal envolto, que pode se soltar danificando a corda. Isto costuma acontecer onde os dedos tocam no fingerboard, e com uso constante e fricção ocorre o desgaste do material.

Outro lugar onde o desgaste também é comum é perto do nut, e na ponte, em partes onde a corda tem contato com o corpo do violino. Por isso, sempre verifique se está tudo ok com sua ponte e seu nut, pois eles podem estragar muito mais rápido suas cordas caso estejam com algum problema, ou simplesmente mal lixados.

Danos nas cordas

Se as cordas começarem a desfiar, está na hora de trocar! Pode ser perigoso para os seus dedos tocar com cordas de violino que estejam desfiando, mesmo que seja por pouco tempo.

Muitas vezes as cordas estouram, geralmente no ponto de pressão onde a corda encosta no nut ou na ponte. Se isto acontecer, obviamente elas estarão completamente inutilizáveis e você precisará trocá-las. Por esta razão, sempre vale a pena levar um conjunto de cordas reservas em sua bag.

Qualidade do timbre

Mesmo que suas cordas de violino estejam durando bastante tempo sem estourar, com o tempo elas irão começar a soar cada vez mais fracas e sem timbre, ficando cada vez mais difíceis de afinar. Quando as cordas do seu violino estiverem velhas e desgastadas, você logo perceberá a inconsistência de afinação.

O som que está saindo do seu violino não está claro e afinado como geralmente é? Então (assumindo que não é um erro técnico de execução) é hora de trocar as cordas do seu violino, pois ela está mostrando as consequências da ação do tempo.

Tempo de uso

A quantidade de tempo que você passa tocando seu violino obviamente afetará o tempo de vida útil das suas cordas. Quanto mais você tocar, mais suas cordas vão vibrar e mais desgastadas ficarão conforme o uso. Porém, existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir esse efeito.

Você limpa regularmente suas cordas e o braço do seu violino após o uso? Se a resposta for não, saiba que o acumulo de sujeira pode causar o envelhecimento e desgaste de suas cordas mais rápido do que deveria. Caso suas mãos transpirem em excesso, certifique-se de limpar os resíduos logo após terminar de tocar, pois o suor pode danificar as cordas bem como outras partes do violino, afetando diretamente na sonoridade. Tocar violino com as mãos devidamente limpas também influenciarão na vida útil de seu instrumento.

Dicas

É realmente dificil dizer exatamente a frequência ideal para você trocar as cordas do seu violino, pois existem diversos fatores que influenciam os vários tipos de corda, sendo necessário avaliar caso a caso. Em muitos fóruns, você verá recomendações de trocar suas cordas a cada 120 horas, ou de 3 a 6 semanas, ou até pessoas que passam anos usando a mesma corda.

Com isso podemos tirar duas conclusões: o hábito de trocar sempre as cordas pode custar caro para seu bolso, mas te dará sempre um ótimo som e tocabilidade. Por outro lado, manter suas cordas sempre limpas e bem cuidadas farão com que elas tenham maior durabilidade. Mesmo que não estourem, em algum momento elas começarão a soar mal, e não afinar corretamente. Por isso, encontrar o meio termo é sempre a melhor opção.

Você pode ser estratégico na hora de trocar suas cordas de violino, por exemplo: se você possui um grande concerto daqui a alguns meses, faz sentido você manter suas cordas durante os ensaios e poucas semanas antes trocar, para que no dia da apresentação esteja com cordas em perfeitas condições, e já acostumado com a tocabilidade que seu violino assumirá.

Avaliando suas cordas de violino

Se você está inseguro e não tem certeza se está ou não na hora de trocar suas cordas, faça essas simples perguntas:

  • Está dificil afinar seu violino?
    Tente afinar seu violino. Em seguida pense nestas questões, as cordas estão segurando a afinação? Quando você toca uma nota longa, ela soa claramente? Ao tocar duas cordas soltas juntas, elas precisam formar uma “quinta perfeita” ou seja, devem soar bem juntas, sem que a nota ou a afinação fique flutuando. Caso as notas não permaneçam estáveis, está na hora de pensar em trocar as cordas de seu violino.
  • Suas cordas estão soando fracas e sem timbre?
    Uma redução na qualidade do som e do timbre é um dos maiores indicadores de que a vida útil das suas cordas está chegando ao fim. Se o seu timbre se tornou mais maçante e menos brilhante, e você não mudou algo em sua técnica de tocar que justifique isso, então esse é outro sinal de desgaste das suas cordas.
  • Existe algum dano óbvio nas cordas?
    Caso esteja vendo algo, como corda desfiando, ou a ponte de estourar, troque-as!
  • Ainda não tem certeza sobre o estado das suas cordas?
    Se você chegou até aqui e ainda não tem certeza se precisa trocar as cordas do seu violino ou não, então troque suas cordas. Isso trará nova vida ao seu instrumento e te dará uma referência muito melhor sobre como é e como soa uma corda nova no seu instrumento, o que facilitará muito escolhas futuras.

Quer saber mais sobre violino? Confira nossas dicas de afinação de violino e escolher o tamanho ideal de violino para você, além da sua história e curiosidades. Não deixe de acompanhar as postagens do Planeta Música e conheça nossa plataforma de ensino musical, aprenda a tocar violino e muitos outros instrumentos sem sair de casa.

E se quiser ter uma experiência de aprendizado musical completa, num acervo de mais de 4 mil aulas de música completas, acesse a plataforma do Planeta Música, o Netflix de cursos de música.

Tudo pronto para começar? Clique e acesse, e bons estudos!

 

Compartilhe esse post:

O melhor curso de violino online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor curso de violino online

Artigos relacionados:

Vamos te mandar também no WhatsApp todos os detalhes para você ver como funciona nossa plataforma